As principais tendências em mobiliário corporativo para 2024
A ressignificação do trabalho, os algoritmos aplicados ao cotidiano e os novos moldes das relações interpessoais transformaram o universo corporativo e consequentemente as estruturas físicas dos ambientes de trabalho,
Neste novo modelo abriram-se “portais” para outras dimensões, máquinas do tempo trazem referências e releituras de valores e símbolos do passado, a virtualização do real e o ganho de velocidade de cálculo, aproximam e conectam com tamanha facilidade que quebram a própria definição do que é real.
Veja abaixo quais são as tendências do novo modelo de escritório:
1. Espaços de trabalho flexíveis:
Com a crescente adoção do trabalho remoto e modelos híbridos, os escritórios estão se adaptando para oferecer espaços flexíveis que possam ser facilmente reconfigurados para atender às necessidades dos funcionários.
2. Design minimalista:
O mobiliário corporativo está seguindo uma abordagem minimalista, com linhas simples e limpas, criando um ambiente esteticamente agradável e funcional.
3. Materiais sustentáveis:
Há uma maior demanda por móveis corporativos feitos com materiais sustentáveis, como madeira certificada, plástico reciclado e tecidos eco-friendly.
sustentabilidade
4. Privacidade e áreas de concentração:
Com o objetivo de fornecer ambientes mais tranquilos e privados, estão sendo incorporados espaços de trabalho isolados, como cabines acústicas e salas de reunião fechadas.
5. Ambientes Temperados cores vivas como pimentas ou frias como coentro:
Os escritórios estão se tornando mais ousados em termos de cores, mas como na gastronomia vale o cuidado do equilíbrio e das harmonizações
6. Mobiliário ergonômico:
A ergonomia continua sendo uma tendência importante, com cadeiras ajustáveis, mesas em altura regulável e apoios para os pulsos para promover o conforto e a saúde dos funcionários.
7. Áreas colaborativas:
Espaços destinados à colaboração estão sendo cada vez mais valorizados, com a inclusão de mesas compartilhadas, lounges informais e áreas de descanso que incentivam a interação e a troca de ideias.
8. Design personalizado:
Empresas estão buscando mobiliário corporativo personalizado para refletir sua identidade e cultura, criando espaços únicos e exclusivos.
Dicas de ouro...
Dica de Ouro 1: Nem sempre um bom projeto é bom pra empresa.
Apesar de algumas premissas serem muito comuns em diversos tipos de negócios, não há uma fórmula padrão típica para composição de ambientes e definição de quais ambientes farão parte do escopo de necessidades da sua empresa. O profissional escolhido para a condução desse processo deve imergir com você na cultura da sua empresa. O profissional especificador ideal é o que primeiro entende e depois atende
Dica de Ouro 2: O sucesso e o fracasso são de fácil detecção, difícil é diagnosticar o intermediário não satisfatório.
O mobiliário deve ser ergonômico por toda sua vida útil, não no momento da compra.
Tente levantar cases que utilizam o mobiliário e verifique como os produtos se comportam como tempo, muitas vezes
Procure não comprar sem sentir
Experimente antes de comprar, se possível, visite lojas físicas ou showrooms para testar os móveis e verificar se atendem às suas necessidades de conforto e ergonomia antes de fazer a compra.