Conte com a gente em seu projeto de escritório!
Em qualquer etapa da sua obra, mesmo se ainda não há obra, conte com nossos consultores.
A definição das premissas de ocupação dos espaços e ambientes por estilos de trabalho surge do ajuste individualizado de variáveis como: trabalho individual, cooperação, discussão e diálogo, formas dos encontros, tipos de treinamentos, espaços de relaxamento e necessidades de infra.
Cada organização tem seu ajuste específico nesse equalizador: cultura organizacional, segmento de atuação, personalidade social, tom de voz corporativo, símbolos e seus significados, valores e princípios das pessoas que integram, indexam e são indexadas por seus líderes. Na medida do possível, todos esses componentes devem ser delineadores do ajuste final e consequentemente darão vida aos tons nas mais variadas frequências e nos mais variados volumes das execuções das sinfônicas rotinas corporativas.
Uso do espaço-função.
Temperaturas para objetivos.
Intensidade e temperatura.
Conforto e Inteligibilidade.
A descoberta dos geradores sinérgicos de produtividade e da aplicação consciente dos criadores de símbolos e significados no Universo Corporativo nas relações inter-humanas sob a mira do caçador de padrões IA e sua aplicabilidade quase instantânea.
Independente da ambiência desejada a inserção de conceitos de biofilia são imprescindíveis na aplicação do uso de materiais naturais, na potencialização da iluminação natural e ventilação cruzada, e, é claro, na presença de plantas.
Em qualquer etapa da sua obra, mesmo se ainda não há obra, conte com nossos consultores.
Das pirâmides do Antigo Egito aos castelos e mosteiros, passando pela arquitetura moderna, os edifícios são símbolos de culturas e organizações. O “poder” de tais lugares é claro de se ver.
Se visitamos um mosteiro, por exemplo, inconscientemente baixamos a voz. Quando entramos em um saguão de entrada barulhento e movimentado, nos juntamos ao tumulto.
Também para os visitantes externos, o escritório moderno proporciona uma experiência que vai além da recepção ou da sala de reunião.
A cultura de empresas conhecidas se reflete claramente na arquitetura e no interior de todos os seus edifícios. Ver a forma como uma empresa funciona por dentro cria confiança e dá uma ideia do que faz essa empresa “funcionar”.
Como o local onde a história da empresa é contada, o escritório fornece o contexto físico e a estrutura para o desenvolvimento contínuo da cultura da empresa. Também é importante para atrair novos funcionários e reter o pessoal existente.
O escritório e a sinalização visível do seu desenho desempenham aqui um papel fundamental. Um escritório moderno reflete a missão e o espírito da empresa e permite que outras pessoa experimentem sua cultura.
Quando os “lockdowns” e o isolamento do coronavírus nosconfinaram ao home office, as deficiências de trabalhar em casa ficaram claras: sentimos falta do contato pessoal e da interação.
Embora a tecnologia torne muitas coisas possíveis, ela não substitui os encontros face a face. Conversas rápidas com o colega sentado à sua frente, contribuições tangenciais e inspirações de outros, um encontro casual na máquina de café – essas coisas só funcionam quando são espontâneas e quando as pessoas estão no mesmo lugar..
Uma necessidade social fundamental para os seres humanos é se sentir parte de um quadro maior. O escritório e os colegas oferecem uma maneira de os indivíduos sentirem que pertencem a uma comunidade de pessoas e aliados com ideias semelhantes. Interações pessoais e um sentimento de apreço mútuo também são úteis, principalmente em tempos de crise.
Elementos vitais de comunicação e nuances – que de outra forma são transmitidos por expressões faciais, linguagem corporal ou simplesmente pela presença na sala – são frequentemente perdidos em contextos virtuais.
O escritório moderno facilita a comunicação – o diálogo e a compreensão funcionam melhor na
conversa face a face – e contribuem para o bem-estar de seus usuários.
Além do aumento do home office causado pela pandemia do coronavírus, há outras tendências que destacam a importância do escritório como um local “social”.
Estudos mostram que, no futuro, os “cloud-workers” e freelancers irão cada vez mais auxiliar no trabalho baseado em projetos nas empresas, e que as gerações mais jovens querem mais flexibilidade para escolher onde trabalhar.
Aqui, o escritório tem um papel a desempenhar no que diz respeito à integração em uma organização e às interações entre diversas equipes interempresariais.
Como um “lugar social” cria um senso de identidade e é um lugar para trocar ideias e progredir juntos.
Como força motriz de novos produtos, serviços e modelos de negócios, a inovação é o número um na agenda das empresas de sucesso hoje.
Ambição, criatividade e trabalho colaborativo são pré-requisitos fundamentais. Estudos mostram que, além do potencial criativo dos funcionários, estrutura organizacional, objetivos e recursos, outro fator importante é o entorno imediato – ou seja, as instalações e seu estilo de design.
Os escritórios em si não tornam as pessoas criativas, mas podem oferecer um ambiente inspirador e atuar como um impulsionador da inovação. Se os funcionários se sentirem à vontade e tiverem uma sensação de segurança, então um dos pilares da inovação já está estabelecido.
A confiança e a cultura empresarial certa, combinadas com espaços onde a imaginação pode florescer e onde há espaço para novas ideias – e que oferecem variedade visual – são a sementeira de grandes ideias.
Nos últimos anos, os processos de inovação nas empresas
mudaram em muitos lugares.
Métodos ágeis, cocriação, inovação aberta e prototipagem são apenas algumas das palavras da moda que surgem regularmente nesse contexto. Todos nós reconhecemos que essas novas formas de processo de inovação não podem ser praticadas na mesa ou em salas de reunião tradicionais.
Novos formatos organizacionais, métodos ágeis e técnicas que vão do tradicional “brainstorming” ao “design thinking”, “SCRUM” precisam de uma gama adequada de espaços e salas, móveis e equipamentos.
Com estruturas de escritório em plano aberto, laboratórios de inovação, áreas de projeto, zonas centrais e áreas de comunicação com estilo distinto, cafés de trabalho etc., as empresas estão incentivando ativamente a comunicação, cooperação, networking e criatividade em equipes e entre indivíduos.
Todas essas mudanças e considerações nos levam a uma conclusão acima de tudo: empresas diferentes têm requisitos diferentes e, portanto, também precisam de ambientes de escritório diferentes. A combinação ideal de componentes e o design individual dos espaços depende de como o trabalho é feito em uma empresa. Isso significa que é crucial identificar todos os ingredientes e suas quantidades e, em seguida, criar a
receita adequada para o design do escritório.
Uma vez definidos os estilos de trabalho e suas proporções, isso determina os tipos de espaço necessários, que podem incluir, obviamente, alguns projetados para atender a várias finalidades ou para uso híbrido.